Como instalar C++ e OpenGL no Eclipse 2017
Tuturial de como preparar um ambiente de programação em C/C++ no Eclipse e instalar o OpenGL
Observação: todos links e locais a seguir foram acessados na data de 04/10/2017, caso algum não funcione, procure pelo nome e algo relacionado a url.
0. Verificar se está instalado Java no seu computador, junto com a JDK e JRE.
Caso tente executar o instalador do eclipse, e não tenha, ele ira te redirecionar para uma pagina de download.
1. Baixe a versão mais atualizada do eclipse:
https://www.eclipse.org/downloads/
Versão baixada: Eclipse Oxygen (4.7.1) Release for Windows 64 bits
2. Instale o MINGW de preferencia na pasta raiz (C:), após sua instalação, abrá o MinGW Installation Manager e marque as opções:
Basic Setup -> Package | Class
mingw-developer-toolkit | bin
mingw32-base | bin
mingw32-gcc-g++ | bin
msys-base | bin
All Packages -> Package | Class (Alguns já vão estar preenchidos ou preencher automatico, não mude)
mingw32-automake | bin
Após as seleções, clique em Installation->Apply Changes.
Após as instalações adicione o diretório <MINGW_HOME>/bin à variável de ambiente PATH, caso o instalador não tenha feito isso.
http://sourceforge.net/projects/mingw
Versão baixada: MinGW Last Update: 2017-09-09 Release for Windows 64 bits
3. Com o Eclipse aberto e o MinGW instalado, é necessario intalar o CDT Plugin (C/C++).
No Eclipse, clique em Help->Install New Software... e em 'Work with:' clique em [Add...]:
Em Name, coloque algo como Eclipse CDT e em Location copei a url disponivel em p2 software repository do site http://www.eclipse.org/cdt/downloads.php
(CDT 9.3.1 for Eclipse Oxygen->p2 software repository: http://download.eclipse.org/tools/cdt/releases/9.3)
Após confirmar, aperte Enter para que a tela carregue e com as opções em tela, marque a opção:
Name | Version
CDT Main Features | ...
Feito isto, reinicie o eclipse.
4. Mudar o padrão de compilador do CDT para o MinGW
Acesse no Eclipse:
Window->Preferences->C/C++->New C/C++ Project Wizard->MakefileProject
Acesse a aba Builder Settings e desmarque a opção 'Use default build command', em 'Build command:' escreva: mingw32-make -f makefile
Acesse a aba Behavior e marque a opção dentro de Workbench Build Behavior > 'Build on resource save (Auto build)'.
5. Testando o ambiente... Crie um projeto em File->New->Project... Na pasta C/C++ escolhe o C/C++ Project.
Escolha um template (C++) e clique em Next, escolha um nome (ComputacaoGrafica) e finalize.
No Projeto, adicione com o botão direito sobre o projeto... New->Source File... Coloque o nome de main.cpp
Escreva um codigo de hello world ou use o codigo abaixo:
#include <stdio.h>
int main( int argc, const char* argv[] )
{
printf( "\nHello World\n\n" );
}
Ainda com o botao direito sobre o projeto... New->File... Coloque o nome de makefile (sem extensão)
Copie exclusivamente este codigo: (Verifique o caminho do MinGW e sua versão no makefile)
main : main.o
g++ -o main main.o -L C:\MinGW\lib\gcc\mingw32\6.3.0\include -lstdc++
main.o : main.cpp
g++ -ggdb -c main.cpp
all :
${MAKE} main
clean :
-del main.o
Ainda com o botão direito no projeto... Build Targets->Create... em 'Target name:' digite: all e clique em OK.
Ainda com o botão direito no projeto... Build Targets->Build... selecione o Target all e cclique em Build.
Teste seu codigo do main, até o momento era para ter compilado sem nenhuma complicação, caso ocorra erro, rever os passos.
6. Instalando as bibliotecas graficas...
Descompacte o arquivo glut.zip que se encontra em:
https://drive.google.com/open?id=0B_kVnXkFnwT8UWZmU0hEQ1NWQjQ
Coloque os arquivos .h em <MinGW_HOME>\include\GL.
Os arquivos .a em <MinGW_HOME>\lib.
Os .dll no Windows\System32 e Windows\SysWOW64.
Feche e abra o eclipse novamente para realizar as auterações;
Com o botão direito no projeto... Properties->C/C++ Build->Settings->MINGW C++ Linker->Libraries... em 'Libraries (-l)' clique no icone de Add... e adicione na ordem:
glut32
glu32
opengl32
winmm
gdi32
... em 'Library search path (-L):' adicione o caminho da pasta lib na raiz do MINGW:
C:\MinGW\lib
Agora na mesma tela, em GCC C++ Compiler->Includes... em 'Includes paths (-l):' clique no icone de Add... e adicione o caminho do include da pasta raiz:
C:\MinGW\include
Clique em Apply and Close e Fim.
7. Testando...
Antes de testar, você pode com o botão direito do mouse no projeto ir em Build Targets->Build, selecionar o all e dar outro build para sair erros da tela.
Para realizar um teste simples, copie o codigo no lugar do codigo do main.cpp:
/*
* main.cpp
*
* Created on: 4 de out de 2017
* Author: henrique.silva
*/
#include <windows.h>
#include <gl/gl.h>
#include <gl/glu.h>
#include <gl/glut.h>
void init(void);
void display(void);
int main(int argc, char **argv) {
glutInit(&argc,argv);
glutInitDisplayMode(GLUT_DOUBLE|GLUT_RGB);
glutInitWindowSize(250,250);
glutInitWindowPosition(100,200);
glutCreateWindow("My First Glut/OpenGL Program");
init();
glutDisplayFunc(display);
glutMainLoop();
return 0;
}
void init(void) {
glClearColor(0.0f ,0.0f ,0.0f ,0.0f);
glColor3f(0.0f,0.0f,1.0f);
glMatrixMode(GL_PROJECTION);
glLoadIdentity();
gluPerspective(45.0f,(GLfloat)250/(GLfloat)250,0.1f,100.0f);
}
void display(void) {
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
glBegin(GL_TRIANGLES);
glVertex3f( 0.0f, 1.0f, -10.0f);
glVertex3f(-1.0f,-1.0f, -10.0f);
glVertex3f( 1.0f,-1.0f, -10.0f);
glEnd();
glutSwapBuffers();
}
Observação: todos links e locais a seguir foram acessados na data de 04/10/2017, caso algum não funcione, procure pelo nome e algo relacionado a url.
0. Verificar se está instalado Java no seu computador, junto com a JDK e JRE.
Caso tente executar o instalador do eclipse, e não tenha, ele ira te redirecionar para uma pagina de download.
1. Baixe a versão mais atualizada do eclipse:
https://www.eclipse.org/downloads/
Versão baixada: Eclipse Oxygen (4.7.1) Release for Windows 64 bits
2. Instale o MINGW de preferencia na pasta raiz (C:), após sua instalação, abrá o MinGW Installation Manager e marque as opções:
Basic Setup -> Package | Class
mingw-developer-toolkit | bin
mingw32-base | bin
mingw32-gcc-g++ | bin
msys-base | bin
All Packages -> Package | Class (Alguns já vão estar preenchidos ou preencher automatico, não mude)
mingw32-automake | bin
Após as seleções, clique em Installation->Apply Changes.
Após as instalações adicione o diretório <MINGW_HOME>/bin à variável de ambiente PATH, caso o instalador não tenha feito isso.
http://sourceforge.net/projects/mingw
Versão baixada: MinGW Last Update: 2017-09-09 Release for Windows 64 bits
3. Com o Eclipse aberto e o MinGW instalado, é necessario intalar o CDT Plugin (C/C++).
No Eclipse, clique em Help->Install New Software... e em 'Work with:' clique em [Add...]:
Em Name, coloque algo como Eclipse CDT e em Location copei a url disponivel em p2 software repository do site http://www.eclipse.org/cdt/downloads.php
(CDT 9.3.1 for Eclipse Oxygen->p2 software repository: http://download.eclipse.org/tools/cdt/releases/9.3)
Após confirmar, aperte Enter para que a tela carregue e com as opções em tela, marque a opção:
Name | Version
CDT Main Features | ...
Feito isto, reinicie o eclipse.
4. Mudar o padrão de compilador do CDT para o MinGW
Acesse no Eclipse:
Window->Preferences->C/C++->New C/C++ Project Wizard->MakefileProject
Acesse a aba Builder Settings e desmarque a opção 'Use default build command', em 'Build command:' escreva: mingw32-make -f makefile
Acesse a aba Behavior e marque a opção dentro de Workbench Build Behavior > 'Build on resource save (Auto build)'.
5. Testando o ambiente... Crie um projeto em File->New->Project... Na pasta C/C++ escolhe o C/C++ Project.
Escolha um template (C++) e clique em Next, escolha um nome (ComputacaoGrafica) e finalize.
No Projeto, adicione com o botão direito sobre o projeto... New->Source File... Coloque o nome de main.cpp
Escreva um codigo de hello world ou use o codigo abaixo:
#include <stdio.h>
int main( int argc, const char* argv[] )
{
printf( "\nHello World\n\n" );
}
Ainda com o botao direito sobre o projeto... New->File... Coloque o nome de makefile (sem extensão)
Copie exclusivamente este codigo: (Verifique o caminho do MinGW e sua versão no makefile)
main : main.o
g++ -o main main.o -L C:\MinGW\lib\gcc\mingw32\6.3.0\include -lstdc++
main.o : main.cpp
g++ -ggdb -c main.cpp
all :
${MAKE} main
clean :
-del main.o
Ainda com o botão direito no projeto... Build Targets->Create... em 'Target name:' digite: all e clique em OK.
Ainda com o botão direito no projeto... Build Targets->Build... selecione o Target all e cclique em Build.
Teste seu codigo do main, até o momento era para ter compilado sem nenhuma complicação, caso ocorra erro, rever os passos.
6. Instalando as bibliotecas graficas...
Descompacte o arquivo glut.zip que se encontra em:
https://drive.google.com/open?id=0B_kVnXkFnwT8UWZmU0hEQ1NWQjQ
Coloque os arquivos .h em <MinGW_HOME>\include\GL.
Os arquivos .a em <MinGW_HOME>\lib.
Os .dll no Windows\System32 e Windows\SysWOW64.
Feche e abra o eclipse novamente para realizar as auterações;
Com o botão direito no projeto... Properties->C/C++ Build->Settings->MINGW C++ Linker->Libraries... em 'Libraries (-l)' clique no icone de Add... e adicione na ordem:
glut32
glu32
opengl32
winmm
gdi32
... em 'Library search path (-L):' adicione o caminho da pasta lib na raiz do MINGW:
C:\MinGW\lib
Agora na mesma tela, em GCC C++ Compiler->Includes... em 'Includes paths (-l):' clique no icone de Add... e adicione o caminho do include da pasta raiz:
C:\MinGW\include
Clique em Apply and Close e Fim.
7. Testando...
Antes de testar, você pode com o botão direito do mouse no projeto ir em Build Targets->Build, selecionar o all e dar outro build para sair erros da tela.
Para realizar um teste simples, copie o codigo no lugar do codigo do main.cpp:
/*
* main.cpp
*
* Created on: 4 de out de 2017
* Author: henrique.silva
*/
#include <windows.h>
#include <gl/gl.h>
#include <gl/glu.h>
#include <gl/glut.h>
void init(void);
void display(void);
int main(int argc, char **argv) {
glutInit(&argc,argv);
glutInitDisplayMode(GLUT_DOUBLE|GLUT_RGB);
glutInitWindowSize(250,250);
glutInitWindowPosition(100,200);
glutCreateWindow("My First Glut/OpenGL Program");
init();
glutDisplayFunc(display);
glutMainLoop();
return 0;
}
void init(void) {
glClearColor(0.0f ,0.0f ,0.0f ,0.0f);
glColor3f(0.0f,0.0f,1.0f);
glMatrixMode(GL_PROJECTION);
glLoadIdentity();
gluPerspective(45.0f,(GLfloat)250/(GLfloat)250,0.1f,100.0f);
}
void display(void) {
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
glBegin(GL_TRIANGLES);
glVertex3f( 0.0f, 1.0f, -10.0f);
glVertex3f(-1.0f,-1.0f, -10.0f);
glVertex3f( 1.0f,-1.0f, -10.0f);
glEnd();
glutSwapBuffers();
}
Comentários
Postar um comentário